PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL

Atualizado: 28 de jun. de 2021


Um bom planejamento financeiro começa com a gestão do desejo.


Um dos maiores desafios da macroeconomia pós-moderna está na manutenção do equilíbrio financeiro para atender a todos os desejos e necessidades existentes. Esse também é um grande desafio para pessoas e empresas. Planejamento financeiro e controle do fluxo de caixa existem para ajudar na construção e manutenção do equilíbrio financeiro eficaz. Ficar sem dinheiro é como ficar à deriva.


Quem consegue organizar e controlar a situação financeira está muito mais seguro e tranquilo para investir no desenvolvimento pessoal e empresarial. Neste artigo quero mostrar que é muito simples construir o equilíbrio do caixa. Veja bem, eu disse que é simples, mas não fácil, principalmente porque temos impulso e DESEJO como dois grandes vilões. E eles são causadores do descontrole do fluxo de caixa e fracasso da maioria dos planejamentos financeiros. O remédio para controle desses vilões está num conjunto de atitudes que colocarão os mesmos em vigilância constante.


Para tanto, é preciso responder a muitas perguntas e registrar diariamente os recebimentos e despesas efetuados. A solução passa por executar um cuidadoso e bem elaborado planejamento financeiro, e gastar de forma equilibrada de acordo com as receitas e necessidades planejadas. Todo cuidado é pouco ao lidar com dinheiro. Existem muitas armadilhas que podem provocar um colapso nas finanças.


Valorize qualquer Real conquistado. O princípio da educação financeira está em saber como ganhar, gastar, poupar e investir. Para isso é preciso responder a perguntas simples:


1 – Quanto dinheiro você ganha?

2 – Qual o intervalo do recebimento ?

3 – Como você gasta detalhadamente?

4 – Quanto você gasta por intervalo de recebimento?

5 – Quais são os seus planos futuros?

6 – Quanto custará a realização dos seus planos?

7 – Quanto poupar?

8 – Por quanto tempo poupar?

9 – Onde investir?

10 – Quanto investir?


Meu objetivo é despertar em você o hábito de planejar suas finanças, fazer uma reserva para o futuro. Tenho certeza de que com estes hábitos você terá muito mais conquistas, liberdade e qualidade de vida. Construa um excelente futuro realizando um exemplar controle financeiro. Lembre-se de valorizar cada centavo do seu dinheiro.


Não gaste dinheiro comprando um cofrinho para poupar, faça cofres para vender!


#dicasdeblog #WixBlog

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo